publicado em 13/11/2023 às 08h25 •
Um humorista entitulado Sobrevivente criou o bordão “Rum, e tem?” o qual ele usa em suas narrações de vídeos gastronômicos para demonstrar sua surpresa quando vê alguma receita exótica. Isso o tornou bem conhecido no Instagram mas, por que estou citando ele? Porque a primeira vez que escutei o termo "Métricas Agéis", o que me veio a mente foi exatamente o bordão dele: "RUM, E TEM MÉTRICAS AGÉIS?"" (imaginei essa frase com a voz do humorista).
Brincadeiras a parte, falando em métricas, não há métrica ágil na minha visão. Métrica é métrica. Elas apenas servem para se obter medidas quantificáveis que serão usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica em busca de melhoria contínua.
Pense na métrica como sendo uma lanterna na sua mão enquanto você caminha em uma estrada escura. Com a lanterna certamente hoje enxergará os obstáculos e poderá se desviar deles. Sem a laterna, certamente você tropeçará.
Depois da propaganda do humorista (não paga) e a consciência do que é métrica de verdade, vamos ver algumas mais comuns e que podem ajudar muitos times e/ou empresas.
Em tradução livre, significa Taxa de Transfêrencia. Para trazer um termo melhor, vamos chamar de TAXA DE ENTREGA. Essa métrica te mostra a quantidade de entrega que o seu processo tem em um determinado tempo. Mas entrega do que? Daquilo que seu fluxo entrega. Seu fluxo entrega pizza? Então a quantidade se refere a pizzas. Seu fluxo entrega User Story (pessoal de TI está familiarizado com esse termo)? Então a quantidade se refere a User Story.
Vamos ver um exemplo da taxa de entrega de uma pizzaria:
O gráfico acima nos mostra a quantidade de pizzas que são entregues por mês. E o que podemos analisar nesse gráfico? Alguns pontos:
A quantidade de entrega está variando muito de mês para mês
No último mês tivemos uma queda expressiva da taxa de entrega
Até aqui fizemos apenas uma leitura do gráfico. Mas o legal vem agora: a busca por melhoria.
Imagine que investigamos e chegamos na conclusão que o mês de Dez/2023, onde teve menos entregas, foi justamente o mês que houve mais cancelamentos de pedidos.
A primeira possível e quase certeira pergunta é:
- mas por que os clientes estão cancelando?
E a resposta da equipe de atendimento é:
- os clientes reclamam da demora na entrega das pizzas e ligam cancelando.
E isso nos leva a próxima métrica...
Em tradução livre, significa Tempo de Espera. E vamos usar esse termo mesmo. Essa métrica mostra o tempo desde quando um pedido foi feito até a entrega desse pedido.
Voltando ao exemplo da pizzaria, agora sabemos que em alguns casos estamos demorando para entregar a pizza ao cliente. Ou seja, precisamos achar uma forma de diminuir o LeadTime dos pedido para que os cancelamentos diminuam. Vamos entender quanto tempo estamos demorando em cada pedido. Veja abaixo:
O gráfico acima mostra apenas os pedidos feito justamente no mês que teve mais cancelamento, o mês de Dez/2023. Na média, as pizzas são entregues em 1h (60 minutos) mas há exceções. Olhe os pedidos P-258, P-108 e P-733 (as barras estão destacadas). Todos esses pedidos demoraram mais de 2h (120 minutos) até que fossem cancelados.
E analisando esses pedidos descobrimos que as pizzas são dos mesmos sabores. Humm, podemos considerar que esses sabores de pizza são mais trabalhosos para serem executados? Indo na cozinha para entender o caso a resposta é:
- sim, eles demoram mais pois o ingrediente BACON é picado na hora, elevando assim o tempo de preparo.
Achamos o GARGALO.
Agora está muito mais claro onde podemos inserir nossos esforços para melhorar o LeadTime dos pedidos e melhorar o Throughput da pizzaria.
Obviamente são só exemplos bem simples que eu trouxe para tentar mostrar como essas 2 métricas funcionam (tem muito mais métricas) e como podemos analisá-las para encontrar pontos de melhoria no nosso fluxo, seja em qual área estamos atuando.
O segredo está no analisar e não na métrica em si.
Se tiver dúvidas sobre essas métricas e/ou sobre outros tipos de métricas, fique a vontade para me escrever.
Até mais!